+351 924 002 690 info@ideias-digitais.com

 

Bom dia Empreendedor. O que parece impossível na verdade só é progressão. Eu escutei essa frase nesse livro aqui óh … do livro The Rise of Superman do Steven Cotler. E o mais interessante é verdade. Muito do que a gente acha que é impossível hoje só foi um passo a passo. Só foi alguém que levou que foi chegando ali através da progressão. Isso me deixou presente pra eu divulgar, dividir aqui com vocês os meus 10 hábitos que eu pratico todo dia ou quase todo dia. Que eu procuro praticar todo dia, que eu exercito praticar todo dia, essa é uma das perguntas que mais me fazem.

Erico quais são seus hábitos? Quais são seus rituais? Então vamo lá, vou dividir com você. Na verdade eu tenho um App que eu vou mostrar aqui pra vocês, aqui eu acho que fica mais fácil de mostrar, um App onde eu esse App chama SuperBetter que eu aprendi a usar ela depois que eu li esse livro aqui óh… Super Better e é um App que gamefica um pouco esse processo de você ter os seus hábitos. No momento eu tô gravando aqui de um café em Helsinki caso vocês escutem barulhos vocês sabem que eu gravo, eu posto essas sacadas e gravo essas sacadas em cafés. De alguma forma ou de outra isso me ajuda, eu trabalho muitas vezes em café de uma forma ou de outra estimula a minha criatividade.

Então vamo lá, o meu hábito número 1 é meditar duas vezes por dia então no processo eu por 365 dias eu meditei uma vez por dia por 20 minutos hoje eu medito duas vezes por dia e isso me dá clareza mental. Até pra trabalhar em cafés onde tem bastante barulho como esse, me dá clareza mental. Eu uso uma app pra meditar e é esse App aqui óh … Chama Headspace. Eu acredito que esse App ensina as pessoas a meditarem, infelizmente é um App em inglês e depois de um tempo você tem que pagar. Algumas pessoas têm esse problema de pagar por alguma coisa, eu adoro pagar principalmente quando o serviço é fantástico. Eu não sou um cara que gosta do de graça não inclusive eu procuro mais coisas que são pagas do que não são porque pra mim isso é um investimento então quando eu invisto, desde que retorne pra mim, funciona muito bem e esse App ensina a meditar, você a meditar do 0 através de tutoriais e ela te guia no processo.

E pra você que nunca meditou eu acredito que é um dos Apps que me fez meditar mais vezes porque ela me guiou no processo, é como se fosse um personal trainer, funciona muito bem e hoje em dia eu faço duas vezes. Engraçado que depois que eu completei um ano fazendo uma vez eu setei um segundo target né? Uma segunda meta de fazer isso duas vezes. Por que isso? Eu falo isso naquele episódio sobre metas, quando você atinge uma meta é muito importante que você procure atingir a próxima meta nem que sua meta seja manter a meta anterior se não você é um sério candidato a viver a vida tomando anti depressivos. Então esse é o primeiro hábito, todo santo dia por 365 dias eu medito e agora é um desafio de duas vezes por dia. Segunda coisa que tá aqui no meu App é Heat. Eu faço 5 minutos de exercício intenso todo santo dia. Isso eu faço pra aumentar a minha resiliência física, resiliência é a capacidade de você voltar ao estado natural quando desafiado e eu acredito que o empreendedor é desafiado fisicamente o tempo inteiro.

Se você não tá cuidando um pouco dessa sua parte física as chances são que uma hora vem alguém e cobra, mais hora menos hora. Então esse heat de alguma forma ou de outra não sei se é certo se é errado mas eu faço isso pra estimular meus músculos, eu coloco eles em um treinamento de alta intensidade isso faz com que eu tenha um condicionamento físico melhor. Toda vez que eu fiz esses treinamentos e eu não faço por 20 minutos eu faço realmente por 5 minutos mesmo, mas é uns 5 minutos muito intensos e de alguma forma ou de outra me ajuda.

Terceiro hábito que eu tenho que eu marco todo dia é dar um abraço, um contato de 10 segundos com meu filho e um contato de 10 segundos com a minha esposa. Eu expliquei isso no episódio de resiliência social que quando você abraça o seu filho, quando você abraça a sua esposa por mais de 10 segundos, eu faço isso todo dia eu realmente vou lá e, quando você faz isso você libera oxitocina no seu sangue, no seu e no deles e Oxitocina é o hormônio do amor, hormônio da confiança e você tem um contato. Antes quando eu não era presente pra esse hábito sim, eu às vezes passava dias sem dar um abraço, qual foi a última vez vamo lá, qual foi a última vez que você deu um abraço de 10 segundos, tem que ser um abraço de 10 segundos, na sua esposa? Qual foi a última vez que você deu um abraço de 10 segundos no seu filho? Quiçá se você vive com seu pai, tá com seu pai, qual foi a última vez que você deu um abraço de 10 segundos no seu pai? E o fato é que eu passava muito tempo sem dar isso e hoje em dia eu acordo e a primeira coisa que eu consigo fazer é realmente dar esse abraço neles porque isso aumenta minha resiliência emocional, eu crio um sentimento positivo pra mim.

A gente fala de resiliência emocional né? A capacidade de você acionar emoções boas né? Então isso é um treino, isso aumenta minha resiliência social, eles vêm que eu realmente tô ali pra eles. Então essa é a coisa que eu faço, a terceira coisa. A quarta coisa é aqui na minha lista que eu faço todo dia eu mando um obrigado via Whastapp pra alguém da minha lista do Whastapp. Por que que eu faço isso? Como eu falei lá no vídeo de resiliência social quando você dá um obrigado pra alguém você reconhece por alguma coisa boa que essa pessoa fez e quando você reconhece as pessoas tendem a fazer mais daquilo. Ele aumenta sua resiliência social que é a sua capacidade de ter apoio quando você mais precisa e eu faço isso todo santo dia e eu marco isso eu procuro criar isso como hábito e cada vez mais eu vejo que as pessoas adoram isso e a pessoa é randômica, eu olho eu não mando obrigado por obrigado eu não faço isso pra cumprir tabela, eu jogo pra ganhar mesmo nesse sentido então que que eu faço? Eu realmente faço isso, dou feedback e isso tem me ajudado muito e vai desde a minha mãe, desde a minha esposa, meu filho aos membros da minha equipe quando eles fazem alguma coisa eu tenho realmente isso.

A quarta coisa que eu também faço todo santo dia, eu procuro fazer todo santo dia é caminhar. E eu comecei a caminhar pelo menos uma hora, então a caminhada de uma hora. Eu comecei a caminhar pra aumentar minha resiliência física, minha capacidade física né? E o mais interessante disso tudo é que hoje eu faço ela mais, isso é automático e eu faço ela por causa do retorno mental que ela me dá.

Eu faço isso de manhã, a segunda coisa que eu faço quando acordo eu medito, eu caminho basicamente isso é parte do meu ritual, isso me deixa presente. De alguma forma ou de outra nessas caminhadas eu tenho, ela me dá clareza, ela me dá inspiração, ela me dá um monte de coisas que me ‘focam’ o meu dia. Se eu não faço uma caminhada diária no meu dia, porque sei lá eu viajei e cheguei num lugar que não é enfim, logisticamente possível naquela hora porque eu cheguei de um avião e tal eu tenho um dia seriamente candidato a ser um daqueles dias ruins pra mim então isso é cada vez mais presente. Antigamente eu fazia isso pela minha resiliência física e hoje eu faço pela minha resiliência mental porque me dá clareza, me faz sentir melhor e me faz realizar mais e uma pessoa que realiza é uma pessoa mais feliz.

Uma pessoa que realiza é uma pessoa mais feliz. A próxima coisa que eu faço todo santo dia e isso aqui é uma coisa que eu tô fazendo com a minha esposa é cantar uma música do fundo do meu pulmão. Por que que eu falo isso? Também li nesse livro que chama Super Better que quando você faz isso você libera também emoções boas. Quando você canta do fundo do seu pulmão as chances são que você libera um monte de emoções boas e pra você aumentar sua resiliência emocional isso é, quando você quiser você ser capaz de acionar uma emoção boa você tem que praticar isso, você tem que ter mais emoções boas do que ruins e eu envolvi nesse projeto a minha esposa. A gente usa um App que chama Sing, esse App aqui e todo santo dia eu canto uma música, minha esposa canta uma música. De vez em quando quando você me segue no SnapChat eu faço SnapChat dela cantando que é muito legal, a gente bota o headphone e canta e eu canto uma música do fundo do meu pulmão apesar de não cantar bem é uma das coisas mais legais e o mais legal disso tudo é que uma das atividades que eu mais gosto mas se não tivesse nessa ‘listinha’ aqui óh eu não faria.

É muito louco isso porque não é prioridade. Então assim é uma coisa que eu aumento mesmo, cantar uma música do fundo do meu pulmão. Outro hábito que eu estou procurando fazer todo dia é parar de comer quando eu me sinto cheio. Como empreendedor a gente sempre tá naquela pilha fazendo e acontecendo e eu sempre como mais do que eu quero. Por que que eu como mais do que eu quero? Por que tem esse som ali atrás? Não, na verdade não. Inclusive eu tô num café agora, vocês sabem disso. Porque pra mim eu sempre me escorei na comida pra compensar algum tipo de ‘ansiosidade’. Então eu tenho um hábito, um ritual onde pelo menos toda vez por dia, toda vez que eu paro de comer quando eu tô cheio, inclusive eu checo isso quando eu deixo uma coisinha no meu prato então não como tudo, olha que louco.

Minha mãe sempre falava, meu filho tem que comer tudo se você não comer tudo você vai para o ? É pra lá mesmo. Minha mãe não falava isso não mas enfim, e eu agora tô me treinando a desprogramar meu cérebro pra comer tudo e sim comer só quando eu tenho vontade, esse é um ritual também. O outro ritual é sorrir na frente do espelho por 30 segundos. Esse é um ritual que também pra aumentar a resiliência emocional e é muito interessante que eu aprendi com o Sr. Gabriel Goffi, high stakes bora pra ‘action’. É muito louco isso, eu fiz isso, aprendi isso no vídeo dele do curso moving up que eu fiz e é muito interessante que eu comecei a fazer isso porque ele tava falando aquilo no curso mas eu percebi que toda vez que eu sorria por 30 segundos eu ficava melhor e o mais interessante disso tudo é que eu uso esse poder quando a coisa não tá indo bem.

Por exemplo, ontem eu saí de casa esqueci meu headphone, esqueci meu headphone esse aqui, não dá pra trabalhar sem isso aqui né? Eu trabalho de qualquer lugar, olha no momento eu tô trabalhando de um café, aquela ali atrás é a máquina de café que você tá escutando e não dá pra trabalhar sem isso aqui. No meio do caminho eu esqueci essa droga aqui e nesse momento eu me senti mal. E aí eu lembrei, nossa se eu começar a rir e o mais interessante disso tudo eu posso ter a chance de mudar meu estado e acredite ou não quando você faz alguma coisa e ri por 30 segundos mesmo que você não esteja com vontade de rir seu estado muda e é uma coisa que eu faço diariamente, agora implementei. Tem outra vertente e upgrade disso que é você ficar excitado na frente do espelho por 30 segundos. É um curso de desenvolvimento pessoal que eu fiz lá em Londres há um tempo atrás. A gente tinha que fazer isso todo dia por 6 meses acredite ou não e era 1 minuto e basicamente a gente ficava na frente do espelho fazendo assim…

É muito louco, é muito louco. O mais interessante que quando você faz isso por muito tempo todo dia alguma coisa muda. E é tudo isso, a gente tá criando e exercitando o músculo de criar emoção , de ser emocionalmente forte, de puxar emoções mesmo quando as situações não são as mais ideais. Isso é uma coisa que eu faço. A outra coisa que eu faço todo santo dia e eu marco isso, é escrever 3 coisas que eu sou grato no dia. Isso eu já tinha aprendido com vários mentores, 3 coisas todo santo dia que eu sou grato, eu escrevo inclusive eu escrevo aqui no meu celular e quando eu escrevo eu checo e esse é um hábito que eu faço também .

E a última coisa, uma coisa que eu aprendi também com o Gabriel Goffi, esse cara aqui óh.. O Sr. ‘bora pra action’ é escrever as minhas 3 prioridades pro dia seguinte. Esse é um hábito que eu tô construindo agora porque antigamente eu escrevia minhas prioridades quando eu acordava, depois que eu pensava e hoje em dia depois que eu fiz esse curso aqui óh… Moving Up do Gabriel Goffi tá me ensinando a construir e escrever isso no dia anterior. Por que no dia anterior? Pra isso eu uso um aplicativo que chama Evernote, esse aplicativo aqui… Então por que que eu uso isso? Por que quando você escreve as 3 coisas no dia anterior isso te força a programar. Segundo, te força a programar né? Pensar estrategicamente. A segunda coisa é que você tem a noite e a manhã até você começar a fazer a coisa pra centralizar e focar naquilo. Eu acredito que o nosso cérebro não dorme, ele parece que dorme mas não dorme ele fica ativo, ele constrói várias coisas e quando você dá missões pra ele durante a noite acredite ou não a missão no dia seguinte fica mais fácil, muito mais fácil e é por isso que eu tô procurando fazer isso mas é uma coisa que é muito difícil pra mim porque à noite eu desligo e eu não quero pensar e é muito difícil mas agora eu tô fazendo isso.

E você? Quais são seus hábitos? Que que você faz todo dia que te leva aonde você quer chegar? Eu tenho vários hábitos, esses são 10 deles. Se você gostou de algum deles clica gostei, ou curtir ou compartilhar. Se você achar que isso é relevante pra alguma pessoa clica compartilhar. Eu queria muito, muito que você sugerisse os seus hábitos, de verdade, os seus hábitos aqui embaixo na área de comentários se você tiver me vendo no Youtube ou Facebook na área de comentários eu queria muito, quais os hábitos que eu devia colocar na minha lista que funciona pra você.

Eu acredito que outras pessoas podem aprender também muito com ele. Um grande abraço, se você tiver me assistindo no podcast vai lá, procura no Youtube e clica lá e deixa o comentário dos hábitos que eu acho que vai ser muito legal. Essa é a sacada de hoje um grande abraço. Eu te vejo no próximo episódio sabe quando? Amanhã porque esse também é um dos meus hábitos..

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.