+351 924 002 690 info@ideias-digitais.com

Bom dia, empreendedor, aqui é o Erico Rocha e hoje é um dia especial por dois motivos. Um porque é aniversário do meu filho Noah, ele vai fazer cinco anos, o segundo motivo e eu acho que esse motivo é mais especial pra você é porque eu vou gravar 365 vídeos. Na verdade, um vídeo novo por dia pro meu canal do YouTube por 365 dias consecutivos. Como é que isso aconteceu? Basicamente, eu vou contar uma história pra vocês, eu não sei se você sabe, mas eu comecei o canal do YouTube que você tá vendo agora como um projeto pro meu filho. Começou há um ou dois anos atrás, onde eu falei assim: nossa e se quando o Noah nascer ele quiser empreender? E se quando ele quiser empreender eu não tiver aqui pra dar as dicas, as sacadas de empreendedorismo pra ele? Que tal eu gravar um vídeo por dia pra deixar de legado pra ele? E foi assim que eu comecei meu canal de YouTube.

Eu tava numa viagem ao mundo, comecei a gravar e pá, um, dois, três, 120 dias seguidos, eu gravei isso. Depois de 120 dias seguidos, eu passei a publicar tipo uma vez por semana, talvez duas vezes por semana. Resultado disso é que hoje, nesse exato momento meu canal tem 149 mil assinantes. Na última vez que eu olhei, exatamente ontem, ele tinha 508 mil visualizações. Agora o mais legal é o seguinte: esse é um dos projetos que eu mais curto fazer na minha vida. É o projeto que eu tenho mais tesão de fazer. Só que nesse processo eu perdi o comprometimento de fazer isso. Eu tava publicando cada vez menos e aí, semana passada, na verdade, é, exatamente, semana passada, eu tava numa montanha de ski e eu senti falta do comprometimento, porque às vezes quando você não se compromete, e eu vou explicar porque, você hesita, ou pelo menos, eu hesito. E eu mandei um recado pro meu grupo de mastermind de WhatsApp e falei o seguinte: gente, eu tô pensando em voltar a publicar uma vez por dia e quiçá por 365 dias seguidos.

Se eu fizesse isso, quem faria comigo? E por que eu tava fazendo isso? É o seguinte, escreve essa parte: se você quiser ir rápido, você vai sozinho, se você quiser ir longe, você vai acompanhado. E eu queria criar um projeto onde eu ia longe, 365 dias todo dia, faça chuva ou faça sol. Você aparece aqui, tem um vídeo pra você, uma sacada. E eu sabia que eu queria ir longe, não queria necessariamente ir rápido.

E muita gente falou: não, Erico, eu vou fazer, eu vou fazer, vai ser muito legal e eu, praticamente, eu fiquei abismado com a quantidade e eu resolvi lançar o desafio. E aí o que aconteceu? Isso se espalhou pra um outro mastermind meu, pra um outro, eu tenho três grupos de mastermind. Algumas pessoas do meu mastermind têm grupos de mastermind e o resultado disso é que cento… nesse momento agora 143 empreendedores tão nesse projeto. Então 143 empreendedores, a partir de amanhã, dia 03 de abril de 2016 vão publicar um vídeo por dia, um vídeo novo por dia, de sacada, de conteúdo, todos os dias. E é incrível. É incrível mesmo. Quer dizer que se você aparecer no meu canal do YouTube amanhã vai ter um vídeo? Sim, vai ter um vídeo, porque esse tá no comprometimento, inclusive eu queria ler uma coisa pra vocês que eu acho que é muito importante. Essa é uma frase, é um texto de um filósofo alemão que chama Goethe, e o mais legal é que quando eu fui pra Alemanha, não sei se você sabe, mas eu morei quatro anos na Alemanha dois desses anos eu morei em uma cidade que chama Iena, é uma cidade que fica do lado de Weimar, onde o Goeth nasceu e foi onde o Goeth viveu, então lá, quando você vai nessa cidadezinha tem a, sei lá, a casa que o Goeth, a casa que o Goeth escrevia, a casa que o Goeth dormia, era tudo sobre o Goeth, mas enfim, e é por isso que me veio a cabeça desse filósofo alemão.

E é o seguinte, esse texto é o: “O Poder do Comprometimento”, então, segura aí, que esse é muito importante pro seu empreendedorismo, assim como é pro meu empreendedorismo. “Enquanto não estivermos comprometidos poderá haver hesitação, a possibilidade de recuar e, sempre, a ineficácia. Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação existe uma verdade elementar, cuja a ignorância mata inúmeros planos e ideias esplêndidas. No momento em que definitivamente nos comprometemos a providência divina também se põe em movimento. Todo tipo de coisa ocorre pra nos ajudar que em outras circunstâncias nunca teriam ocorrido, todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor como resultado da decisão, todas as formas imprevistas de coincidências, encontros, ajuda material, que nenhum homem jamais poderia ter sonhado encontrar em seu caminho.

[Escreve essa] Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar você pode começar. A coragem contém em si o poder, o gênio e a magia”. Goeth. Você que tá me seguindo, esse é um vídeo pra eu me comprometer com você. Você tem a minha palavra e você pode contar comigo pelos próximos 365 dias, a partir de hoje, 03 de abril, aniversário do meu filho, que eu vou fazer um download do meu cérebro, vou baixar meu cérebro e vou gravar 365 vídeos, um por dia, um novo por dia e vou postar uma vez por dia. E você pode contar comigo, com a minha palavra, pra aparecer nesse canal, seja onde quer que você me segue e ver um vídeo novo por dia. Esse é o meu comprometimento com você e é por isso que eu tô gravando esse vídeo.

E o mais legal é que depois que eu me comprometi com esses outros 143 empreendedores, toda aquela hesitação, toda aquela resistência que eu tinha em cima da montanha, toda aquela… foi embora. Comprometimento tirou isso. A primeira frase é incrível. Vou repetir ela. Olha, “enquanto não estivermos comprometidos poderá haver hesitação”. Então era o que eu tava fazendo, hesitando, eu tava gastando tempo hesitando pra fazer uma coisa que realmente eu queria. “A possibilidade de recuar e sempre a ineficácia”. Então, olha, a nossa jornada a partir de agora começa. Muito obrigado por seguir e o primeiro passo foi dado, o primeiro passo é o comprometimento. E o que isso tem, duas lições que eu posso, duas sacadas, vamos começar com duas sacadas, quando você compromete, as chances são que a sua possibilidade de sucesso é muito maior. Então eu me comprometi e o legal que quando você se compromete com você mesmo a sua chance de ineficácia é menor do que quando você se compromete com outras pessoas.

É muito mais fácil você quebrar a palavra com você mesmo, pergunta como é que eu sei disso? Quando você se compromete, eu comprometi com outros 143 empreendedores que estão junto comigo, e aí vai a segunda lição, se você quiser ir rápido, você vai sozinho, se você quiser ir longe, você vai acompanhado. Esse é um projeto de ir longe. É um projeto de eu deixar um legado de 365 dias, então eu fui acompanhado, eu envolvi mais pessoas. No seu empreendedorismo é a mesma coisa. E agora eu tô envolvendo vocês da minha audiência, os meus 149 mil assinantes, vocês vão participar dessa jornada e eu tô me comprometendo com vocês, então, um terceiro nível de comprometimento, onde eu tô comprometendo com literalmente milhares de pessoas.

Agora eu preciso gravar um vídeo novo por dia pro meu negócio funcionar? Não. Meu negócio já funciona muito bem. Pra ganhar mais dinheiro? Também não. Eu já tô muito bem, obrigado. Mas era um projeto que eu queria fazer e é por isso que eu tô me comprometendo. E é um projeto que eu sei que se eu fizesse sozinho, a minha chance de falhar ia ser maior. Então, conto com você e obrigado por estar me escutando, escutando dá o privilégio de escutar o meu comprometimento com você. E o desafio começa hoje. Eu vou agora pro aniversário do meu filho e a gente se vê amanhã e nos próximos 365 dias, com uma nova sacada de empreendedorismo pra você.

Grande abraço, gente. Tchau, tchau. Tem que pegar a câmera, né?.

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.