+351 924 002 690 info@ideias-digitais.com

Muita gente me pergunta nos meus vídeos como é que eu arrumo ideias pra produzir conteúdo 365 dias por ano. Então muita gente acha, Erico é muito conteúdo! E o fato é o seguinte, eu fiz uma lista aqui e nesse episódio eu vou falar as 5 maneiras de você conseguir também produzir 365 dias de conteúdo por ano. E o mais importante disso tudo é saber que quantidade não necessariamente é o que vai fazer diferença nesse caso. Qualidade é melhor que quantidade então se você não puder não adianta você vomitar, vamos dizer assim, 365 dias de conteúdo sem qualidade as chances são que não vai funcionar de jeito nenhum porém, se você está produzindo com qualidade e tem a intenção de produzir com a qualidade e quer aumentar a quantidade de valor que você gera, a quantidade de valor que você agrega pra sua comunidade, publicar diariamente é uma das grandes sacadas. E por quê isso? Já falei em alguns dos episódios passados, porque publicar diariamente cria a possibilidade de você entrar na rotina dos seus prospectos.

Muitas pessoas que assistem esse canal Sacadas de Empreendedor, o meu canal do Youtube, o Facebook fazem isso diariamente porque eu publico todo dia às 7 horas, mais ou menos às e o fato é que eles podem colocar isso na rotina deles. Agora muita gente fala, Erico legal, entendi que publicar diariamente faz sentido mas como é que eu faço pra arrumar ideias pra publicar? Arrumar ideias pra publicar diariamente? O fato é o seguinte, vou te dar 5 maneiras nesse episódio, vamo lá. Primeira maneira é pega uma caneta, isso aqui não é uma caneta de escrever mas pegue uma caneta e escreva 30 erros que você cometeu na sua vida que de alguma forma ou de outra você acredita que ajudar o seu prospecto, independente se você esteja vendendo um produto informacional ou uma câmera como essa, faz sentido você falar 30 erros que você cometeu. O fato é que quando você fala 30 erros que você cometeu você pode publicar um de cada vez, você pode expandir um, você pode fazer a coisa intensamente a explicação, um de cada vez. O fato é que você vai evitar que esse prospecto cometa esse erro. No caso se você tiver vendendo uma câmera como essa, a grande sacada que eu faria, eu poderia publicar um vídeo de como é importante você usar uma proteção de vento vou até mostrar pra vocês a proteção de vento aqui.

Olha só, essa é a câmera que eu tô usando e ela tá com uma proteção de vento e o fato de eu ter usado essa proteção de vento de alguma forma ou de outra ele me ajuda a ter um som melhor num lugar que eu tô aqui fora, vocês vão ver que eu tô realmente fora, tá um pouco claro demais talvez pra vocês perceberem mas eu tô fora. Então assim, 30 erros é um grande tema pra você publicar pra sua comunidade e eu falei 30 pra ser um pouco mais, vamos dizer assim, conservador as chances são que você tem muitos mais erros do que 30. Então essa é a primeira maneira. Segunda maneira é você pensar em 30 acertos, 30 coisas que você acertou na sua jornada aí, que você acha que vai ajudar no seu prospecto.

Então mesmo se você tiver vendendo um produto físico ou um produto vamos dizer assim, informacional de informação. Se você tiver vendendo cachaça, fala 30 coisas que você acertou na hora de comprar uma cachaça, 30 coisas que você fez que te ajudou. Isso também vai gerar muita reciprocidade e é claro que eu falei 30 aqui mas você podia falar 100, podia falar 120 as chances são que você acertou muito mais e as chances são que você errou também muito mais, então essa. A terceira maneira, uma vez que você tem uma pequena comunidade no Facebook tipo em uma página, você perguntar pra essa comunidade. Simplesmente escreve assim: “Pergunta: Se você pudesse tomar um café comigo, qual a primeira pergunta que você me faria?” Esse é um jeito de saber o tema, possíveis temas pro seus vídeos. A segunda maneira é você simplesmente ser muito direto mesmo, olha o seguinte, eu queria ter ideias de temas pros meus próximos vídeos, meus próximos conteúdos, será que você podia me ajudar? E o fato é que quando a pessoa te ajuda, ela também se torna mais próxima de você acredite ou não.

Tem um episódio que eu falei que chama efeito Benjamim, procura no Youtube, acho que só tá no Youtube esse, efeito Benjamim que você vai entender porque que acontece quando a pessoa ajuda você, participa dos seus projetos ela tende a se conectar mais com você e quiçá comprar mais de você. Então é o seguinte, pergunta no Facebook, essa é a terceira maneira. A quarta maneira é muito, muito interessante. O Google tem uma ferramenta que chama Keyword Tool Planner. Então se você digitar Keyword, key, K-E-Y, word, W-O-R-D, Planner de planejar você vai encontrar uma ferramenta. E nessa ferramenta você pode digitar uma palavra, por exemplo, câmera fotográfica e você vai ver palavras similares, eles vão te dar palavras similares que estão sendo muito procuradas inclusive palavras ou conjuntos de palavras. Com isso você vai entender o que que algum prospecto, se o seu negócio é vender câmera por exemplo, que palavras, que temas os seus prospectos estão procurando no Google, inclusive ele te dá o número de pesquisas mensais.

Se você faz produto pros olhos você vai ver quantas pessoas pesquisam por miopia, quantas pessoas pesquisam por astigmatismo. Se o seu produto é câmera você vai saber quantas pessoas procuram a 7D, quantas pessoas procuram sei lá, a 5D e alguma coisa do tipo. Então o fato é o seguinte, você vai entender um pouco do que os seus prospectos tão procurando e ali você pode fazer uma lista de 100, 120, 300 coisas que você pode simplesmente publicar como conteúdo. E a quinta, na verdade a quarta, não? É, é a quinta opção, é você modelar os campeões de conteúdo. O que são os campeões de conteúdo? Por exemplo, você vai perceber que independente do tema existem modelos de conteúdo que você pode pegar de uma pessoa pra você. Por exemplo, tem um cara que eu sigo que é o Mairo Vergara e o Mairo Vergara ele publica muito conteúdo quiçá publica muito conteúdo? Campeão! Não necessariamente é um cara que entretem no vídeo mas assim, o tipo de conteúdo dele parece, o tipo de canal, o tipo de jeito de entregar conteúdo dele parece com o ? Meu. Porque a gente somos caras aí, a gente é cara de conteúdo que simplesmente ensina.

Então o que acontece? De vez em quando eu vou lá no canal do Mairo e vejo que tipo de conteúdo tá? Bombando. E tem por exemplo, vou te dar um exemplo, e eu pego aquele conteúdo dele e adapto pro meu negócio. É mesmo Erico? Mas como é que isso acontece? O nicho do Mairo é como aprender inglês online. E como é que eu posso adaptar um conteúdo de como aprender inglês online pro meu mercado? É fácil, basicamente tem um conteúdo dele que bombou que chama por que que algumas pessoas aprendem inglês e outras não? E aí eu pego esse modelo e vejo, não necessariamente o conteúdo, mas vejo a chamada dele. Por que que alguma pessoas X e outras não? E eu criei vários conteúdos desse tipo, por que que algumas coisas, por que que algumas pessoas têm sucesso com lançamentos e outras não? Por que que algumas pessoas têm sucesso com empreendedorismo e outras não? Se você fosse no nicho de fotografia, por que que algumas pessoas fotografam bem com a Canon 70D com a lente e outras não? Então basicamente, funciona nesse sentido.

E você pode, aí ele fala 5 maneiras de aprender x, y, z sem y, z ,w, a, b, c. 5 maneiras de aprender inglês sem estudar gramática. Então 5 maneiras de empreendedorismo sem entrar num mba, eu podia ver também. Então a grande sacada é isso, ver o conteúdo de outras pessoas que você admira principalmente outras pessoas que têm um conteúdo campeão vai fazer com que você também tenha ideias de conteúdo campeão e o fato é o seguinte, conteúdo gera valor. Conteúdo que gera valor, gera relacionamento e quando você gera relacionamento com a sua audiência as suas chances de vender, suas chances de prosperar, sua chance de impactar é muito maior. Gera audiência, gera credibilidade e gera valor.

Agora sempre lembrando da regra número 1 e a regra número 1 é? Nunca, absolutamente nunca priorize quantidade em detrimento de qualidade porém, regra número 2 é nunca fique acomodado em só produzir o quanto você produz. Então se você já produz X, tipo 1 conteúdo por mês ou um conteúdo por semana você tem que procurar buscar produzir mais do que X porque até chegar quiçá a um nível diário e quiçá duas vezes por dia que seriam grandes sweetspot. As chances são de tudo que eu já testei, já testei todo dia, já testei uma vez por semana, já testei duas vezes por semana e agora to ‘re-testando’ uma vez por dia e de longe de longe, o que gera mais resultado, mais audiência, mais valor, mais feedback é uma vez por dia. Essa é a sacada de hoje, espero que você tenha gostado e isso vem de uma série de sacadas de pessoas que tão fazendo perguntas pra mim. Então pra você fazer uma pergunta pra mim ou pra você sugerir um tema pra um próximo vídeo basta você deixar nos comentários desse episódio a sua sugestão de vídeo ou se você tiver escutando isso num podcast basta você deixar no review, deixa um review lá pra mim e com a sua pergunta, isso vai me ajudar muito a criar novos conteúdos pra você.

Um grande abraço e eu te vejo no próximo episódio..

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.