+351 924 002 690 info@ideias-digitais.com

Opa, aqui é o Erico e eu parei minha caminhada, meu exercício matinal, pra gravar uma sacada pra você. Pra você empreendedor, um truque que vai fazer com que você consiga trabalhar a metade do tempo, produzindo a mesma coisa ou trabalhar o tempo que você realmente trabalha se você ama trabalhar, de repente você é como eu, que ama trabalhar e vai produzir pelo menos o dobro. E eu tive essa sacada agora, porque hoje é domingo. E eu não sei se você tá vendo esse vídeo domingo, porque eu não sei se você sabe, mas esse vídeo é gravado, depois é postado um pouco depois.

Se você prefere um update um pouco mais, sei lá, real time, assim, tempo real, do que acontece na minha vida, assina o meu canal do snapchat, me segue no snapchat erico.rocha, lá você vai ver, mas enfim, hoje é domingo, quando eu estou gravando aqui. Enfim, domingo de páscoa, que louco. E hoje eu vou fazer uma viagem muito legal, se você me segue no snapchat você sabe que eu tô saindo aqui desse lugar que tá ensolarado e eu vou dirigir por volta de 4 horas e chegar em Baqueira Beret, que é onde eu vou tirar férias, onde é uma estação de ski, é muito legal.

Mas, por que eu tô te contando isso? Porque é o seguinte: eu publico um vídeo todo domingo e você que me segue aí no meu canal do YouTube você sabe que todo domingo, todo santo domingo, toda santa quarta, todo santo domingo tem um vídeo novo lá. E eu tenho um grande negócio, eu tenho duas empresas. Hoje a gente tem 30 funcionários, então, bastante coisa e com o tempo eu descobri o seguinte: quanto mais o empreendedor está na sua zona de genialidade, mais ele produz. Você sabe que quando a gente tá produzindo alguma coisa e tem que fazer alguma coisa que a gente não gosta de fazer aquilo leva muito mais tempo.

Por exemplo, eu tô gravando esse vídeo aqui, esse vídeo é uma coisa que eu acho que tá dentro da minha zona de genialidade ou da minha habilidade única. Eu curto pra caramba fazer isso, eu não sei se eu tô trabalhando ou não fazendo isso pra vocês. Eu faço no meu tempo livre, é muito louco. Meu snap a mesma coisa, o tempo flui, vai. Agora quando eu tenho que fazer alguma coisa que eu não gosto de fazer, eu resisto.

Eu não sei se você é como eu, como a gente vai, independente de onde você esteja, você tem coisas que você ama fazer e tem coisas que você não ama fazer. E quando eu trabalhava no banco eu tinha que lidar com as coisas que eu não amava fazer. É normal isso. Mas, como empreendedor existe uma grande sacada que não dava pra fazer quando eu tava no banco, que é, você tem a possibilidade ou eu tenho a possibilidade como empreendedor de transferir aquelas coisas que não estão na minha habilidade única ou que eu não amo fazer pra outras pessoas.

E tem muito empreendedor assim, que sabe muito bem da teoria, mas não pratica isso. Ou acha que tá praticando, mas não tá praticando o tanto quanto deveria. Por que eu tô te contando isso? É domingo hoje e domingo, geralmente, tem toda uma logística pra enviar esse e-mail pra você. Tem que ter um blog, tem que ter inscrito, tem que ter um monte de coisa, tem vídeo pra cima, vídeo pra baixo e tem apertar o botão e por muito tempo eu que apertava o botão de mandar isso. É, eu mesmo, meus 30 funcionários, eu nunca larguei desse osso, eu nunca quis largar desse osso, esse era um osso que não necessariamente era ideal pra mim, mas eu nunca quis largar desse osso.

E, acho que faz um ano, mais ou menos um ano atrás, um mentor meu falou assim: Erico, você como empreendedor, você tem que manter uma lista de coisas que você ama fazer e lista de coisas que você não ama tanto fazer. E você tem que jogar uma intenção, ele acredita muito em desenvolvimento pessoal, mas enfim, você não precisa acreditar, mas você tem que jogar uma intenção, escrever isso, e criar uma intenção de um dia, quiçá um dia, delegar isso. E naquele dia eu comecei a escrever um monte de coisa e muitas dessas coisas foram delegadas e uma das coisas que eu achava que ninguém conseguia fazer melhor que eu era essa coisa do domingo, tá? Essa coisa de preparar, de escrever o que tem que ser escrito, por exemplo o blog post, aquela coisa toda e hoje aconteceu, hoje é domingo, eu vou pegar meu carro, eu vou sair de Barcelona, vou pra os pirineus, vou esquiar e o e-mail vai ser mandado e é surreal.

E é surreal, porque é o seguinte: você, como empreendedor, deve isso a você mesmo, mas você deve isso mais a sua família. Se você não delegar, se você não delegar, você vai acabar gastando muito tempo. E esse tempo vai ser roubado da sua vida pessoal, da sua família, do seu exercício, sei lá, não ia ter tempo de exercitar, aquela coisa toda. Você deve isso a sua empresa, porque se você tiver fazendo alguma coisa que não seja na sua zona de genialidade a sua empresa não vai prosperar tanto quanto poderia.

Eu gosto muito de uma frase do Marcelo Germano que ele fala o seguinte: Erico, imagina que você tá ali no avião, aí de repente senta o piloto do seu lado e pede um cafezinho. Aí você pensa: meu, se o piloto tá aqui do meu lado, quem tá dirigindo o avião? Se o Erico tá fazendo essa tarefa, quem tá pensando estrategicamente como crescer minhas empresas, como fazer parcerias. Existem sempre tarefas que são mais importantes, mas a gente sempre fica preso naquelas coisinhas das nossas vidas.

E eu te falo o seguinte: tanto na pessoal, quanto na de trabalho também. Então, o que eu te convido? Qual que é um truque, segura aí, um truque, escreve esse truque, escreve, é um truque. Você não precisa saber de delegação, você não precisa saber de nada mais. Se você fizer só essa uma coisa, isso vai no longo prazo te ajudar muito, quiçá num longo prazo vai fazer com que você consiga produzir a mesma coisa, trabalhando metade do tempo ou continuar trabalhando o tempo inteiro. Eu amo trabalhar.

Eu amo fazer o que eu faço, tá? Eu realmente amo. Eu passei minha vida inteira querendo parar de trabalhar no banco, né, porque eu queria, eu não gostava do meu trabalho, hoje em dia eu amo meu trabalho. Eu amo meu trabalho. Às vezes eu não sei se eu tô trabalhando ou não, mas enfim, se você quiser continuar trabalhando, tá tudo bem, você vai produzir o dobro, quiçá o triplo, quiçá o quádruplo e a grande sacada é o seguinte: cria uma lista no seu evernote, no seu celular ou se você gosta de escrever uma lista e lista e chama ela de, eu roubei o nome dessa lista de “tem que delegar”, o Geronimo Theml ele tem a lista do “tem que fazer”, né, então um método de produtividade que eu tô estudando.

Mas cria uma lista que chama “tem que delegar”. E nessa lista você vai alimentar todo dia alguma coisa que você não ama fazer e você gostaria que o universo batesse uma varinha de condão e você encontrasse a pessoa. E você vai setar uma intenção de encontrar essa pessoa e você vai setar uma intenção de delegar pra essa pessoa. Agora o mais interessante é que… tem uma polícia atrás de mim aqui, olha só e eu não sei se eles tão chateados que eu tô gravando o vídeo ou não, mas eu vou descobrir daqui a pouco, oh se eu sair preso vocês vão saber. Esse é o mais interessante. Mas, o mais interessante é que é o seguinte: cara, o mais interessante é que vai ficar pior antes de ficar melhor.

Você tem que saber disso, se um dia você quiser delegar vai ficar pior antes de ficar melhor. Escreve isso, porque aí você já sabe. O que eu quero dizer com isso? É muito mais fácil você lavar a louça do que você ensinar o seu filho a lavar a louça, demora muito mais tempo. Pergunta como é que eu sei disso? Eu ensino meu filho a lavar louça, acredite ou não. Sei que no Brasil ninguém ensina o filho a lavar louça, não sei se ensinam muito, mas enfim, eu ensino.

Mas, demora muito. Demora muito, demora muito mais você ensinar o seu filho a lavar louça e vai ser muito mais rápido você fazer aquilo. Então no curto prazo, se você é um cara que pensa no curto prazo isso vai levar mais tempo. Mas no longo prazo essa pessoa vai ficar melhor naquilo do que você. Por quê? O cara que tá fazendo o que eu tô fazendo pra liberar o meu vídeo vai ficar melhor naquilo do que eu, porque ele tem mais tempo do que eu pra fazer aquilo.

Ele tem em teoria mais tempo do que eu pra fazer aquilo, porque eu tô liderando minhas empresas, tá aí o klickpages, a gente tá com uma versão nova pra sair, tá uma loucura ali, eu tenho, sei lá, eu sou responsável por 30, 29, 30 pessoas, né? Eu sou responsável por fazer as parcerias que tem que ser feitas, aquela coisa, sou responsável por tomar decisões que não necessariamente ele tem que tomar e decisão leva carga, leva carga, decisão leva uma pancada de carga na sua cabeça e decidir, não sei se você sabe, às vezes você fala, sua mulher te pergunta, ontem tinham uns amigos jantando, ah, você quer frango ou bife? Aí o cara vira pra mulher e fala: meu, decide pra mim, pelo amor de Deus, decide.

Ela: não, então eu vou pegar bife você pega frango, tá bom assim? Ele: não, não, qualquer coisa. Ele não queria mais decidir, eu acredito que ele já tinha decidido tanto no dia dia dele, decisão leva muita energia, você sabe disso. Decisão leva muita energia. E o fato é o seguinte: então, quer dizer, vai ficar pior antes de ficar melhor e tá tudo bem. Então, é isso que você tem que entender. Só que é o seguinte: depois que fica melhor aí que a mágica vira e acontece. Aí que você vai poder, sei lá, gastar mais tempo na sua zona criativa, de genialidade, eu não sei ao certo o que você gosta. Você vai ter a oportunidade ou simplesmente vai ter a oportunidade de ficar sem fazer nada o dia inteiro ou grande parte do dia inteiro, porque você vai ter essas pessoas fazendo isso.

E a última dica sobre delegação, delegue no começo a tarefa, mas não delegue no começo a responsabilidade. Eu revisei o que aconteceu hoje pra isso acontecer. Não revisei hoje, mas revisei que aconteceu isso hoje, porque ainda sou responsável. Com o tempo a gente vai ter mais chance de delegar maior parte da responsabilidade. Mas, o fato é o seguinte: quem é responsável pelo que tá saindo hoje sou eu. Se der zica é minha responsabilidade e isso faz com que, no final das contas, o resultado das minhas empresas é minha responsabilidade, o que dá certo, o que dá errado é minha responsabilidade. Eu que tenho que lidar com isso. Eu que sou causa disso.

Então delegue, lembre-se de delegar isso e é muito importante. E o dia que isso acontecer vem aqui de volta nesse vídeo, escreve a sua lista, alimenta essa lista e o dia que você sentir realmente que isso deu uma grande guinada na sua vida não esquece de passar isso pra uma outra pessoa, porque eu acho que tem muito empreendedor que sofre muito por aí, porque não sabe essa uma dica. E eu acho que você pode ficar melhor nisso, melhor em delegar e tal, mas se você escrever, simplesmente escrever e colocar uma intenção pra onde você quiser, que aquilo vai se resolver. Eu acho que o nosso cérebro é genial. Ele procura soluções o tempo inteiro pra resolver nossa vida. Essa é a sacada de hoje e se você tá me assistindo aqui hoje eu tenho um convite pra fazer, dependendo de quando você tá vendo esse vídeo vai ser um convite relevante pra você, dependendo não.

Mas é o seguinte: de 02 a 15 de maio eu vou fazer o 7º Workshop da Fórmula de Lançamento, nesse workshop eu ensino duas coisas, duas coisas. Pra duas pessoas. Ensino uma pancada de coisa, mas geralmente é pra duas pessoas. O que é? É pra quem quer alavancar a venda de produtos e serviços na internet ou pra quem quer começar um negócio do zero.

Erico, como assim? Como é que isso vai ser relevante pra mim se eu não tenho negócio? Oh, se você não tem um negócio, você vai pegar a segunda aula que é como começar um negócio do zero. Erico, por que a segunda aula é como começar um negócio do zero e não como alavancar os serviços na internet. É o seguinte: se você quiser ter um negócio, começar um negócio do zero na internet, você vai ter que saber alavancar a venda dos seus produtos e serviços.

É o que é. Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Sem o ovo não tem galinha, sem galinha não tem ovo. E essas são as duas coisas. Então assim: na primeira aula eu falo como alavancar suas vendas através da internet, conseguir mais clientes, conseguir aumentar a sua performance através do uso da internet, que tem essa capacidade de distribuição que tem a internet, eu ensino na primeira aula e aconselho você ver mesmo que você não tenha negócio. E se você tem negócio no brainer, boom. E aí na segunda aula eu ensino como começar um negócio absolutamente do zero. E é legal pra quem tem negócio também, porque quem tem negócio, geralmente tem um tino empreendedor já aguçado. Não vai ser o seu último negócio, acredite ou não, estatisticamente ninguém tem só um negócio, tem vários negócios, enfim. Isso vai fazer com que você crie possibilidade de empreender em outras áreas também, principalmente áreas digitais, se você ainda não empreende, por que área digital? Porque tem maior capacidade de distribuição, menor overhead, menor custo com aluguel, aquela coisa toda.

Então assim, vai ser super legal e você vai poder participar, isto é, eu vou dar aula, vai ser em vídeo, né, vai ser os vídeos e você vai poder comentar embaixo, você vai ver a minha carinha lá, gostando ou não gostando da minha foto, comentando, respondendo a sua pergunta se você perguntar, vai ser muito legal.

Eu vou transmitir os bastidores desse workshop pelo snapchat, então segue erico.rocha no snapchat, você vai sacar o que tá acontecendo nos bastidores, vai ser muito legal. Nesse exato momento 51 mil pessoas únicas já se cadastraram pra participar desse workshop gratuito sobre a Fórmula de Lançamento e no passado foram 75 mil ao todo durante esse workshop. Esse ano acho que a gente chega em 100, que louco, né, muito massa. Mais gente querendo empreender, mais gente querendo exercitar o músculo de empreender. Agora, por quê? Muita gente pergunta, Erico, por que eu faço esse workshop. É o seguinte: eu divido meu tempo entre duas empresas. Metade do meu tempo eu tô no klickpages, entra aí no klickpages.com, que é uma ferramenta web onde eu rodo, eu tenho meus 30 funcionários lá e metade do meu tempo eu invisto em ensinar empreendedorismo digital e eu faço isso através de dois treinamentos no ano que chama Fórmula de Lançamento.

Mas, antes de abrir as inscrições da Fórmula de Lançamento, que é um treinamento pago, avançado, então não é pra todo mundo, só pra quem realmente tá sério nesse quesito de fazer, eu faço esse workshop de três aulas e esse workshop é gratuito. Por que eu faço? A minha chance de ensinar pra aquelas pessoas que ainda não tão muito comprometidas e de expandir a visão pra um mundo novo. Eu digo, pra um mundo paralelo, do que é possível nesse mundo digital.

Então esse workshop é gratuito, algumas pessoas decidem participar depois, logo depois, da Fórmula de Lançamento, mas são pessoas que estão mais ali comprometidas mesmo, mas desse jeito eu acho que eu consigo levar mais a frente a minha mensagem de empreendedorismo no Brasil. Isso é minha missão, isso é o que eu amo fazer e é por isso que faço o que eu faço. É isso aí. Se você quer se inscrever clica em algum link dessa página, às vezes tá embaixo, às vezes tá do lado, às vezes tá em cima, às vezes tá até no vídeo, sei lá onde tá, dependendo de onde você tá vendo esse vídeo ou áudio, mas enfim. Se você tá ouvindo em áudio ou podcast, digita formuladelancamento.com.br você vai saber lá, é muito legal. E aí o que acontece? Você não precisa tá sozinho lá se você não é uma pessoa que gosta de andar sozinho, você pode chamar um parceiro de negócio e como é que você faz isso? Na área de comentários ou você passa esse link pras pessoas ou na área de comentários você digita, marca a pessoa e fala assim: olha, fulano, vamos fazer juntos? Alguma coisa do tipo, se isso for relevante pra você, pode fazer também.

E você pode clicar em compartilhar se você quiser achar pessoas que vão fazer isso e você não sabe quem são. É isso aí, gente, um grande abraço e eu te vejo na próxima sacada..

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.