+351 924 002 690 info@ideias-digitais.com

Bom dia, empreendedor. Aqui quem fala é o Erico Rocha com mais uma sacada de empreendedorismo digital pra você. Pra você que me acompanha faz um tempo, talvez no snap, talvez no Face, talvez no Youtube, talvez no meu podcast você sabe que eu tô em um projeto de fazer 365 dias seguidos de sacada e esse é um dia interessante porque hoje uma pessoa, um membro do meu MasterMind, o Éder, levantou uma questão. E uma questão que ele levantou o seguinte: “Erico, será que é melhor eu criar um produto que atinge às massas? Porque é um produto que tenha mais, atinge todo mundo.Por exemplo, produtividade ou falar inglês ou emagrecer que todo mundo necessariamente, teoricamente tem uma alta chance de precisar, ou será que eu devia focar, ou será que é melhor focar em produtos de nicho? ” Por que focar em produtos de nicho? Porque é o seguinte, em nicho as chances são de você se destacar é melhor, maior, teoricamente do que nas massas.

E eu tava a postos pra responder isso quando um cara que eu respeito muito, muito que chama Luíz Passari. Luiz Passari é aluno do Fórmula. Ele vende um curso de japonês online nesse exato momento tá em Dublin e ele me deu uma perspectiva super legal. Então ao invés de eu responder isso eu vou colocar aqui no meu Whatsapp, eu pedi autorização pro Luiz pra ele responder, então segura essa aí! É a primeira vez que eu posto um áudio de Whats aqui, vamo ver se funciona. Mas vamo lá. Então a pergunta foi: ” será que é melhor a gente ir pra um nicho maior ou um nicho menor?”. Vamo lá, eu espero que dê certo. ” Eu me pego questionando todo dia também se é possível um curso de japonês fazer oito dígitos. E se você me perguntar agora, Luiz você acredita de verdade assim mesmo? Eu diria que não. Não 100%. Eu me questiono muito isso também Éder e cara faz sentido isso aí.

Só que uma coisa que eu reparo ao mesmo tempo é que a cada lançamento que a gente sai num primeiro momento parece que a gente fez tudo naquele lançamento. Parece que a gente fez tudo que era possível fazer pra atingir aquele resultado. Só que alguns dias depois a gente começa a ver que não. Após o lançamento a gente começa a ver coisas que faltou. Então por exemplo, coisas que eu me questiono hoje, não que eu me questiono mas sei lá eu saí de um lançamento de um milhão e duzentos e coisas que eu me questiono por que que ele poderia ter sido maior? Como que ele poderia ter sido maior? Primeira coisa, eu tenho 168 mil curtidores no Facebook. Por que que eu não tenho 400 mil igual o Mairo? Eu tenho condições de botar 400 mil curtidores, existe esse público e é uma coisa que a gente começa a ver.

Outra coisa é lista, né? Eu abri meu carrinho pra 93 mil pessoas cadastradas na lista frente à 60 no lançamento retrasado. E o meu investimento total em lead foi na casa dos 150 mil reais. Cara, isso foi um erro absurdo ! Meu budget era 250 né? E por que que eu não investi 250? Porque eu tive que fazer sozinho o tráfego. Então é outro erro que a gente encontrou e ontem mesmo eu contratei que vai ser o gerente de tráfego no nosso negócio pro próximo lançamento a gente ter controle, a gente ter uma board onde eu posso olhar lá quanto gastou, quanto falta e falar: ‘posso pisar no acelerador!’. E inúmeras outras coisas né? tipo o lance dos 365 vídeos, tal, eu não tô no desafio, não tô fazendo mas meu canal no Youtube tem sei lá, 60 vídeos, por que que ele tem 60 e não tem 200? Sem exagerar nos números aí mas, quantos que o seu tem, por exemplo? Poderia ter o dobro! E quantos curtidores do Facebook tem? Poderia ter o dobro! Qual que é o tamanho da lista? Poderia ser o dobro! Esses pontos que a gente começa a enxergar e vê que isso poderia fazer o lançamento ser maior.

Não sei se isso levaria aos 8 dígitos mas leva perto, né? Aumenta. Eu acho que assim, a partir do momento que eu fizer um lançamento de 2 milhões, por exemplo, eu vou começar a enxergar o que faltou pra não ser 3. O que faltou pra não ser 4 e quando eu fizer um de 4 eu vou enxergar o que faltou pra não ser 8 e por aí vai. Eu acho que mercado existe, mercado é muito maior que a gente imagina assim. Eu acho que é bem possível que nem um dentista te conhece ainda, se for parar pra pensar. Por mais que pareça que conhece, é bem provável que não, sabe? Talvez seu anúncio tenha passado na frente dele mas a gente é cego pra muitas coisas.

Quantas coisas passam na frente na minha linha do tempo assim, atualmente eu não tô vendo minha linha do tempo, mas quantas coisas passam ali e a gente não dá bola? Né, mesmo que às vezes tenha relação, sei lá. Quantas pessoas do marketing digital, do empreendedorismo já fizeram anúncio no Facebook, passou pela minha linha do Facebook e eu não dei a mínima? E às vezes o cara é foda, às vezes o cara tem conteúdo pra me ajudar mas meu olho foi cego pra aquilo naquele momento.

Eu acho que isso acontece e a gente se engana um pouco pelos números. A gente vê lá que teve um alcance de 1 milhão e a gente acha que 1 milhão de pessoas conhece a gente de se perguntar pra elas: ‘você conhece o Éder? ou você conhece o Luiz Rafael?’ Elas vão falar que sim. E na verdade não é bem assim né? É tipo você botar um outdoor na estrada e passa lá 1 milhão de carros e aí vamos supor que tenha uma tecnologia que você vê que teve 1 milhão de visualizações mas isso não significa que eles te conhecem. Acho que o mercado é muito maior, acho que a gente tem condições sim de fazer. Pode parecer irônico porque agora há pouco eu falei que eu não acredito 100% ainda que eu consigo fazer 8 dígitos, mas eu acho que tem mercado sim, tá? E se não tiver pra 8, tem pra muito próximo de 8. Ou pelo menos 8 no ano ou 8 somando um produto e depois fazendo outro produto, enfim, o mercado é muito mais próspero e maior do que a gente pensa.” E eu queria só colocar algumas coisas aqui pra você.

Alguns cuidados. Primeira coisa que eu pedi a permissão do próprio Luiz, Luiz Passari com dois “S”. Se você quiser seguir ele, segue ele no snapchat, nesse exato momento ele tá em Dublin. É um empreendedor online. É um empreendedor online que divide como é o dia a dia dele de empreendimento online. É um cara que começou do zero com a Fórmula de Lançamento. Ele trabalhava, o primeiro produto dele foi junto com a BlueSol com energia solar, olha só quase caiu meu gravador, primeiro produto dele foi com a BlueSol com energia solar, o segundo produto agora é ensinar japonês online e é muito legal você poder ver os bastidores reais de um empreendedor digital. Segunda coisa que você tem que prestar atenção, é muito legal ouvir isso que ele fala né? Que às vezes sempre a grama do outro é mais verde. Às vezes a gente sempre coloca a culpa no mercado por que a gente não atingiu ainda né? Hoje, é importante refletir, claro que a pergunta do Éder é muito legal porque traz a reflexão.

Mas o jeito que o Luiz respondeu foi de maestria. Ele analisou o próprio lançamento dele e falou, mencionou algumas coisas que ele podia ter colocado aí pra acontecer e o mais interessante desse, de falar isso olha que interessante, que no começo do áudio a minha interpretação é que ele não acreditava que era possível. Quando acabou o áudio ele já acreditava que era, só pelo fato dele tentar estar ajudando, dele buscar ajuda ao Éder com a opinião dele é impressionante como acontece uma transformação de Mindset dentro desse áudio. Não sei se você concorda comigo ou não, essa é minha interpretação e o mais importante é o seguinte, depois disso tudo, eu me permiti colocar esse áudio de um grande player do mercado pra você mas eu preciso te falar que você tem que escutar esse áudio com cuidado. Ele fala de grandes números. Grandes números de investimento e grandes números de faturamento. E o que eu quero te dizer é o seguinte, ele não começou assim.

O Luiz não começou assim. O Luiz começou do zero. Eu falo isso porque eu conheço o Luiz e ele não começou fazendo esses grandes números, não começou investindo esses grandes números. Ele começou investindo pequeno e crescendo à medida que foi acontecendo. Então, como é que é esse processo? Ele começou investindo pouco, bem pouco mesmo. Primeiro na educação dele, depois um pouco mais em anúncio. À medida que ele foi ficando melhor, ele foi investindo mais e foi crescendo no negócio dele. Então não imagine a primeira coisa que apesar de eu estar mostrando esse áudio ele tá revelando, ele deixou eu revelar esses números pra você. Não pense que esse é o número que você vai simplesmente aplicar esse método da Fórmula ou o workshop alguma coisa assim e isso vai acontecer, não vai. Não é fácil. Isso é um processo que eu peguei uma pessoa. É como se eu chegasse e mostrasse o Arnold Schwarzenegger aqui pra você, olha só que e o Arnold Schwarzenegger falasse alguma coisa que tá acontecendo na vida dele, mas as chances são que ele nasceu musculoso.

As chances são que ele enfim. As chances são não, com certeza ele não nasceu musculoso então é muito importante isso. Então o fato de eu mostrar esse áudio aqui pra você, você tem que escutar ele com muita responsabilidade. É saber que empreendedorismo você começa pequeno, depois vai reinvestindo, vai crescendo, vai ganhando confiança, vai ganhando coragem, vai ganhando competência, vai ganhando mais visão e assim e vai progredindo. Então essa é a sacada de hoje, um modelo diferente de sacada. Queria saber se você gostou desse modelo. Se você quer que eu coloque mais áudios desses , um pouco mais desses áudios desses empreendedores que estão fazendo a diferença aqui. Se você quiser, digita em algum lugar. Se você tá me escutando nesse podcast vai lá no Facebook. Vê aonde, geralmente quando eu posto um podcast tem um post do podcast no mesmo dia. Vai lá no Facebook e digita “Eu”. Se você quiser que eu coloque mais disso. Eu não sei ao certo, principalmente se você quer que eu coloque mais pessoas experientes. Se você tem responsabilidade pra escutar isso sem achar que isso é fácil demais, sem achar que isso é uma coisa mágica.

É possível? É! Vale a pena? Sim! É fácil? Não! Então assim, digita “Eu” embaixo desse vídeo ou embaixo desse podcast pra eu saber se esse tipo de formato é um formato que ajuda você também. Por vezes eu fico me debatendo se eu devo mostrar mais dessas entranhas de pessoas de sucesso do marketing digital, quiçá áudios como esse pra você que revelam pra você.

Não foram feitos pra isso, eu simplesmente pedi. Eles foram postados num grupo de Mastermind que eu tenho, que é o Titanium e eu pedi a permissão pra eles acontecerem. Pra eles postarem isso, pra eu poder postar e dividir um pouco mais do que pessoas de alta performance, de alto desempenho estão fazendo. E o meu convite de hoje não é pra me seguir, não é pra entrar no meu, sei lá, no meu snapchat.

Eu aconselho você a entrar no snapchat do Luiz Passari. Vai lá, Luiz Passari. É o snapchat onde ele não fala de japonês, ele simplesmente fala como é que é o dia a dia dele. É um cara super legal, fala como é, super simples também e na minha opinião muito sábio. Toda vez que o Luiz Passari fala alguma coisa, eu paro pra escutar porque ele é uma pessoa que tem um faro de empreendedorismo digital muito aguçado. É uma das pessoas que começou do zero com a Fórmula e não é à toa que ele tá expandindo cada vez mais. Então aí, fica aí meu convite pra você seguir o Luiz Passari.

Essa é a sacada de hoje. Se você curtiu essa sacada deixa um comentário dizendo: “Eu”. Me deixa dizendo também se você quer que eu coloque mais desse tipo de sacada onde eu coloque outros áudios de empreendedores digitais que estão tendo sucesso aí nesse jogo do empreendedorismo digital e quiçá isso inspire você a ter mais sucesso. A pular de nível do seu sucesso. Se seu sucesso é zero é entrar no jogo, sair da arquibancada e entrar no jogo. Se seu sucesso já é um sucesso muito bom, é a pular pra um próximo nível talvez. Tá jóia? Um grande abraço e eu te vejo na próxima sacada..

Encontramos esse conteúdo no Youtube

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.